Atualmente, a embalagem e o produto inserido são observados como um só item. Segundo a tabela elaborada em 2008 pelo aluno Luis Henrique Gregory Caddah, da universidade UniCEUB, 62% dos clientes já foram influenciados pela embalagem no ato da compra. Essa é uma das provas de que você deve investir em um recipiente que satisfará o consumidor.
O primeiro ponto que implicará na experiência do seu cliente é a qualidade da embalagem. Através de materiais e procedimentos de primeira linha, a chance de fidelizar compradores se torna ainda maior. Proporcionar resistência, segurança e um acabamento adequado para a peça acarretará no aumento de suas vendas. A Paki, por exemplo, utiliza o sistema de fechamento das tampas por meio da selagem, que permite o transporte de alimentos com molhos.
[...] 62% dos clientes já foram influenciados pela embalagem no ato da compra. Essa é uma das provas de que você deve investir em um recipiente que satisfará o consumidor.
Além disso, o recipiente deve ser prático tanto para a organização interna, quanto para o cliente, ou seja, deve haver funcionalidade, como a possibilidade de ser levado ao forno, microondas e geladeira. Um exemplo disso é a linha Japonesa desenvolvida pela Paki, que possui impermeabilização interna, barreira térmica para manter o frescor dos peixes e a bandeja já montada para facilitar na operação da cozinha. Estes detalhes fazem diferença no trajeto até a casa do freguês.
Outro passo que irá surpreender positivamente seu cliente é a personalização. De acordo com a pesquisa publicada pelo Sebrae, 75% das empresas que investiram no design de embalagens conseguiram um aumento significativo em suas vendas.
Nesta etapa, você estará agregando valor à sua mercadoria, justamente, por se diferenciar da concorrência, trazendo inovação e identificação para seus produtos. Lá vai uma dica: estude sobre a influência das cores, elas podem interferir na forma como o comprador visualiza seu produto e ajudará a definir a identidade visual do seu negócio. E isso requer estratégia!
Dessa forma, a junção dessas etapas levará a maior porcentagem de fidelização, evitará avaliações ruins e agregará na construção da imagem da sua empresa.
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