Nós, pessoas, temos características que nos tornam únicas. Somos reconhecíveis, insubstituíveis. Contamos histórias, vestimos símbolos, falamos de uma maneira específica e nos relacionamos de diferentes formas com as pessoas e o mundo ao nosso redor. Nos primórdios das autobiografias da internet, conseguíamos falar sobre nós mesmos por longas linhas sem esgotar as possibilidades do que é dito. Seriam as marcas muito diferentes de nós mesmos?
Você certamente já ouviu falar sobre identidade visual ou design. Sua empresa tem um logotipo, um nome; mas identidade visual é isso? Podemos definir a identidade de uma marca através dos elementos gráficos e visuais que refletem tudo aquilo que ela se propõe a ser. A identidade é tudo o que conta a história do seu negócio, tudo o que pode construir uma personalidade única. Esse conjunto de elementos acompanha sua marca onde quer que o cliente a possa encontrar. Nós chamamos esses locais de pontos de contato.
Hoje as redes sociais recebem uma grande atenção como ponto de contato. E realmente o são. Seus posts nas redes sociais contam sobre a marca, informam os clientes, solucionam questões. Tudo isso pode (e deve) ser estruturado através da identidade visual, daqueles elementos definidos desde o início como os representantes daquilo que você quer passar. As cores, as imagens, a linguagem: tudo vai dizer ao público algo importante sobre o seu negócio.
Pontos de contato: onde seu cliente encontra sua marca?
As embalagens são outro ponto de contato muito importante, mas muitas vezes ignorado. Você já imaginou as grandes redes de restaurante entregando um delivery na caixa de isopor? O cliente recebe, olha e não diferencia. Aquele produto pode ter vindo de qualquer lugar. Por que será que essas empresas investem tanto na coerência das suas marcas?
Por que será que essas empresas investem tanto na coerência de suas marcas? Por que se preocupam tanto em ocupar todos os pontos possíveis com sua identidade?
A resposta é simples: para criar memória. Onde quer que você esteja, ao ver uma letra “M” amarela com o letreiro vermelho embaixo, uma comunicação ocorre. Tudo o que foi construído de memória com essa marca vem à tona e você sabe o que esperar. Você sabe quem é essa marca, sabe o que ela comunica, sabe o que vai receber. Para alcançar esse nível de coerência e reconhecimento global, muito tempo e investimento é necessário. Mas uma coisa simples está ao alcance de todo e qualquer dono de negócio: contar uma história.
Quando você investe em personalizar suas embalagens, você está contando uma história. Você diz pro seu cliente que é diferente de uma outra marca que não se preocupa em entregar a melhor a experiência. Você estampa sua marca e começa a criar memórias com o seu cliente. Logo antes da refeição prazerosa, ele te enxerga. Quando for buscar novamente essa experiência, ele vai lembrar de você. Essa construção é essencial para criar um relacionamento duradouro e satisfatório com seus clientes.
E aí, sua marca consegue ser através dos elementos visuais que a constituem? Você mostra, em todas as oportunidades, quem sua marca é para os seus clientes? Seu negócio vai ser lembrado?
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